Login Register Help
Quebra de Recorde Brasileiro Longa Distância - Modalidade Kitesurf
Alex Léo e Rodrigo Dariva completam o maior downwind registrado o país!
Autor: Alex Léo
Fotos:Alex Léo
Social:    

 

Saudações galera, depois de alguns anos de planejamento conseguimos finalizar o projeto costa capixaba down wind de norte a sul. No dia 07 de janeiro de 2013 as 12:19 partimos de Conceição da Barra  www.hotelpraiadabarra.com.br com destino a Regência cerca de 126km. Não sabíamos o que iríamos enfrentar pois jamais alguém teria feito tal façanha.  Fizemos um planejamento de alimentos, acessórios e marcações do GPS para não ficarmos a deriva sem monitoramento, usamos um aparelho Iphone com uma conta icloud para rastreiamento e o aplicativo Step Trace para as marcações do GPS. Pois bem, nossa aventura começou com um dia lindo e vento constante, água quente e muito sol… Velejamos até Regência, paramos nesse dia apenas 2 vezes para nos alimentarmos e hidratarmos também. Na primeira parada as "bananas" que levávamos para repor o potássio, chegaram todas trituradas pela bomba carregada na mochila, somente nos restava barras de cereais. Rodrigo Dariva perdeu seu boné na arrebentação, pensando no castigo do sol... amarrou uma lycra na cabeça e foi.... O sol castigava e o condicionamento físico ainda estava 100%, tocamos até Regência na expectativa de concluir o primeiro trecho, foi um velejo de 6:40 trabalhando o Kite com vários Kiteloops para ambos os lados, foi um popa raso!!! Para nossa surpresa, encontramos uma "capivara" no mar, porém morta, devido a boca do rio.
 
Tivemos tempo de refletir sobre a vida inteira e em alguns momentos a desistência era quase certa, mas já naquele ponto não tínhamos para onde ir, ao não ser seguir em frente ,pois o trecho em que estávamos não tinha uma alma viva, nem se quer sombra ou água fresca e detalhe, aquele ponto é recheado de peixes grandes, o mais temido por ali rondava, mas como a água não é tão transparente não vimos nada. Só tínhamos a certeza de que ali estavam… 
 
Sendo assim tocamos com cautela até a chegada em Regência. Foram 6:40 de conhecimento interpessoal! As 18:30hs do dia 07/01/2013 avistamos as casuarinas de Regência, ali tínhamos a certeza que o primeiro trecho estava completado.  Chegamos com um por do sol lindo e entramos pela segunda boca do rio Doce em direção a nossa estada… Mais uma vez, fomos contemplados pela natureza, uma revoada de cerca de 10 mil pássaros entre nosso Kites. Regência nesse dia estava de gala, ondas de 6 a 8 pés tubulares nos chamavam para o surf, mas após 6:40 de velejo não tínhamos mais condições físicas nem psicológicas para tal diversão. Com certeza uma das mais belas praias do litoral capixaba. Na chegada andamos menos de 500 metros e nos instalamos na pousada mais próxima, ou seja a primeira que vimos por ali ficamos, pois nosso cansaço era nítido… Sorte pois não sabíamos onde iríamos descansar!!!  Chegamos acabados, com os pés machucados das alças e com as pernas já sem força, fracos e com muita fome!!!! 
 
Tudo certo, banho tomado, instalados e prontos para um rango que nos faria feliz durante a noite em Regência… Lanchamos na lanchonete UGA UGA, onde fomos muito bem recebidos pelo proprietário. A fome era tanta que pedimos dois lanche para cada um. Para dormir não foi tão fácil, o corpo todo doía mas o cansaço foi maior e apagamos!!!  Um dia ja se foi e 126km completados. 
 
Chega então o segundo dia de velejada, nosso destino era Vitória, nossa casa!!! Saímos de Regência logo quando o vento estava forte, tínhamos nada mais que 94.690m para chegar em casa, partimos as 13:05 de Regência com destino a Vitória, foram 94km sem parada!!! Fizemos em uma só tocada 4:10 de velejo e o vento começando a apertar cada vez mais, passamos por vários trechos de enseadas que decidimos passar mais a fora para economizar tempo, um pouco arriscado pois se algo acontecesse teríamos que nadar muito até a costa. Deu tudo certo, fim de tarde já estávamos em Jacaraípe onde encontramos alguns velejadores,  um deles Marco Terra, veio nos saudar, ficamos felizes com o reconhecimento do nosso amigo!!! O final do segundo trecho e um pouco complicado pois atravessamos o porto de Tubarão e a intensidade de embarcações nesse trecho e muito grande, além de ser perigoso pois os navios faziam sobra do vento dificultando nossa chegada na baia de Vitória. Bem de longe avistamos o Mestra Álvaro, morro referência para os navegadores que chegam em Vitória. Enfim dobramos o porto de Tubarão, avistamos a terceira ponte sobre o canal de Vitória e ali tínhamos a certeza que esse trecho havia ficado para trás. Dever cumprido!!! Uma das mais belas vistas de todo trajeto sem dúvida foi a chegada em Vitória,  mas ainda não estava completo o nosso projeto, faltava ainda as praias do sul do estado. Chegamos derrubados e mais cansados ainda que no primeiro trecho.  Alex Léo já havia perdido uns 5kg e Rodrigo Dariva já sofria de insolação. 
 
É hora de recuperar, curar as feridas e se programar para o último dia, esse mais tenso pois sabíamos que o vento ia ficar mais forte ainda para o fim do trajeto.
 
O último dia chegou e a expectativa não era das melhores pois esse trecho é muito perigoso.  Saímos as 12:19 com destino ao sul do estado. Nossa ultima parada seria Ubú, mas fomos um pouco mais além até Anchieta!!! Já na saída Alex Leo quase ficou na ilha pois o vento na hora deu uma caída; pesado com a mochila e os mantimentos deixava Alex Léo sem condições de planar com a prancha, como sempre veleja por ali, sabia que o vento não ia deixar a mercê.  Foi então que o vento aumentou como queríamos e consegui sair da baía de Vitória com destino a Vila Velha. Queríamos passar por perto da casa do Serjão do Kite para que, mesmo sentado da sua varanda, tirasse algumas fotos, mas nossa velocidade era tanta que passamos e ele nem viu, rsrrss.
 
Passando pela Barra do Jucú em destino a Ponta da Fruta, avistamos vários peixes incluindo um Marlin, pois velejamos por águas cristalinas.Em pouco tempo já estávamos em Ulé, praia onde sempre treinamos o Kitewave!! Ali fizemos uma parada para beber água e planejar nossa chegada ao fim do trajeto.
 
Pois bem ali começou o sofrimento, de Ulé até Anchieta o vento subiu para 30 knots e ambos ficamos over!!! Muito vento!!! O visual era incrível!!!! Passamos pelas Três Ilhas, onde aproveitamos para refletir um pouco mais em nossas vidas e agradecer pelo presente que DEUS nos deu, a Natureza! Passamos por Guarapari bem por fora, muito vento, travado para não cair e com medo de não conseguirmos finalizar o projeto. Rodrigo Dariva estava em uma pior, Kitewave, Kite 11 e 30 a 35knots… 
 
No anemômetro de Vitória foram registrados ventos acima de 40knots, loucura pura… Alex Léo 59kg Kitewave e um Kite C tamanho 9, resultado OVER!!!! A técnica era ir de popa com a prancha e o Kite no neutro da janela. Mesmo assim era muita velocidade até que uma hora Alex Léo caiu e perdeu a prancha!!! Como se faz over pra resgatar a prancha de volta? quase impossível… Foi DEUS quem fez com que a prancha chegasse em Alex Léo, já Rodrigo sofreu mais ainda, caiu e a prancha entrou nas linhas com as quilhas pra cima fazendo o limitador do chickenloop ficar em baixo, acelerado, tendo o risco de enfiar a cara nas quilhas!!! Graças a DEUS que a prancha de soltou!
 
Mas o tormento ainda não acabara, a prancha do Rodrigo Dariva ficou par trás. Rodrigo Dariva, tentando fazer o bodydrag  para resgatar a prancha foi tenso, pois ele estava com a mochila, o que fazia peso e com vento "over" praticamente impossível. Foram 30 minutos de tensão, pois caso não resgatasse a prancha teria que voltar de bodydrag até a margem e perderia a prancha. Terror puro e no finzinho!!! Como vínhamos refletindo sobre a vida e agradecendo a DEUS todos os momentos, foi ELE quem fez com que a prancha chegasse em Rodrigo Dariva. Faltava apenas 5km para chegada, contornamos a situação com cautela e conseguimos finalizar o terceiro e último trecho. Após resgatar a prancha, fomos em direção a Anchieta, porém o vento só aumentava.
 
Os Kites em posição de 12:00h nos puxava para cima!! Tensão total!!!  Na chegada a Anchieta nosso desgaste já se tornava aparente e não aguentávamos mais nem mesmo segurar os Kites. Pousamos! Comemoramos muito nosso objetivo alcançado! Tiramos fotos e... bebemos muita água!
 
Após guardar os equipamentos, sentamos em um restaurante e fomos comer... Uhuuu COMIDA! Ligamos para nossa amiga (mulher do Rodrigo Dariva) Viviane para nos resgatar em Anchieta que mais uma vez nos surpreendeu com sua total dedicação e atenção. Após chegada de Viviane, fomos em direção para nossas casas, mas tivemos que dar uma parada em Meaípe para degustar de uma bela moqueca Capixaba!!!! Fechamos assim nosso objetivo com sensação de dever cumprido e sabendo que tudo depende de nós. Basta ter perseverança e determinação!
 
Dados da arribada
 
Origem: Conceição da Barra 
Destino: Regência
Distância: 126,56 kM
Temo: 6:40hs
Paradas: 2
Vento: 14/16knots
 
 
Origem: Regência
Destino: Vitória
Dsitância: 94,69km
tempo 4:10hs
Paradas: 0
Vento: 16/22knots
 
 
 
Origem: Vitória
Destino: Anchieta
Dsitância: 83,70km
tempo 4:06hs
Paradas: 1
Vento: 20/35knots
 
 
Média de Velocidade = 21,4 km/h
Media de distancia = 101,42 km / dia
 



Kitesurf Mania é propriedade de Water Sports Brazil Ltda. 2000-2013 Todos os direitos reservados.

Publicidade Kitesurf Mania | Contato